Correção de Fissura de Lóbulo de Orelha (Lóbulo Rasgado)

O que é Correção de Fissura de Lóbulo de Orelha?

Fissura de lóbulo de orelha é o termo médico para designar a lesão causada quando o orifício do brinco se alarga ou se rompe completamente, deixando o lóbulo da orelha partido. O alargamento do orifício do brinco e a sua ruptura completa são causados por brincos pesados ou trauma com tração. Ambos são passíveis de correção cirúrgica com anestesia local, um procedimento que pode ser realizado na clínica.

 

Quais os cuidados pré-operatórios?

A avaliação pré-operatória inclui exames laboratorias como hemograma e coagulograma.O uso de algumas medicações como ácido acetil salicílico, ginko biloba, bufedil, vitamina E, anticoagulantes e fórmulas para emagrecer deverão ser suspensas pelo menos 15 dias antes da cirurgia . Qualquer medicação usada deve ser informada ao médico, pois várias delas podem causar efeitos colaterais que obrigam à suspensão da cirurgia.

Qual o tipo de anestesia?

A anestesia utilizada para correção de fissura de lóbulo de orelha é local, sem necessidade de sedação.

A cirurgia

A cirurgia é realizada com anestesia local no consultório, dura em torno de 30 minutos e o paciente é liberado após o procedimento. O procedimento cirúrgico consiste em reavivar as bordas e suturá-las, corrigindo a falha no lóbulo. Os pontos são cobertos com um pequeno curativo.

Cicatrizes

A cicatriz decorrente da correção da fissura de lóbulo de orelha corresponde ao fechamento do defeito em uma linha vertical. Inicialmente a cicatriz fica avermelhada e evolui para uma coloração próxima à cor da pele. Podem ocorrer quelóides, cicatrizes elevadas e alterações na coloração das cicatrizes, que serão tratadas pelo cirurgião.

Dor

A dor costuma ser mínima ou inexistente no caso de correção de fissura de lóbulo de orelha, mas caso ocorra, pode ser facilmente controlada com analgésicos.

Recuperação

A recuperação da correção da fissura de lóbulo de orelha é bastante rápida e não atrapalha as atividades cotidianas como trabalho e atividades físicas. Recomendamos evitar exposição solar por 30 dias e aguardar a cicatrização após 4-6 meses para fazer um novo furo e voltar a usar brincos.

Resultado final

O resultado final ocorre em torno de 6 meses, quando a cicatriz já amadureceu suficientemente para permitir que o lóbulo de orelha seja furado novamente.