O que é Contracepção de Emergência? Popularmente conhecida como "pílula do dia seguinte", a contracepção de emergência é utilizada em casos de emergência, quando houve uma relação sexual desprotegida, com possibilidade de gestação não desejada.
Este método consiste na ingestão de medicamento apropriado, nas primeiras 72 horas após a relação sexual.
O medicamento utilizado age no bloqueio ou retardo da ovulação. Em alguns casos pode haver alteração na menstruação, como antecipação ou atraso no ciclo menstrual, e até mesmo aumento do fluxo menstrual.
O dispositivo intra-uterino (DIU) é um método anticoncepcional usado há mais de 50 anos. Nos últimos 20 anos, temos usado um DIU com um dispositivo de cobre, que aumenta sua eficácia como anticoncepcional
Há mais ou menos 7 anos, foi lançado um DIU, que ao invés de cobre, contém um reservatório de progesterona (LEVONORGESTREL). Ele é introduzido dentro do útero, de preferência sob analgesia, onde exerce diretamente sua função por 5 anos.
Além de potente anticoncepcional, ele melhora o quadro da TPM, diminui o tamanho do útero e conseqüentemente seu sangramento e cólicas.
O DIU MIRENA tem atividades local intra uterina, inibindo o crescimento da camada interna do útero (o endométrio, tornando-o desfavorável à gravidez). Disto também resulta uma menstruação menor e por menos tempo, sendo que em 70% das pacientes em 2 a 5 meses têm a menstruação suprimida, o que NÃO prejudica o organismo.
Implanon: é um implante subdérmico anticoncepcional, que se apresenta como um bastonete único de etilenovinilato (EUA) , com 4 cm de comprimento por 2 mm de diâmetro.
É produzido pelo laboratório Organon, e apresentado em embalagem estéril, já dentro do dispositivo para sua introdução.
Os estudos foram feitos com sua introdução na parte interna de um dos braços, 6 cm acima do cotovelo, no sulco entre bíceps e tríceps, sob anestesia local, em consultório médico.
Após colocado, ele libera de maneira programada , durante 3 anos , só o hormônio Progesterona (ETOGENESTREL), sendo altamente eficaz como anticoncepcional.