Implanon

implanonImplanon: é um implante subdérmico anticoncepcional, que se apresenta como um bastonete único de etilenovinilato (EUA) , com 4 cm de comprimento por 2 mm de diâmetro.

É produzido pelo laboratório Organon, e apresentado em embalagem estéril, já dentro do dispositivo para sua introdução.

 

Os estudos foram feitos com sua introdução na parte interna de um dos braços, 6 cm acima do cotovelo, no sulco entre bíceps e tríceps, sob anestesia local, em consultório médico.

Após colocado, ele libera de maneira programada , durante 3 anos , só o hormônio Progesterona (ETOGENESTREL), sendo altamente eficaz como anticoncepcional.

 

É de ação reversível, e sua retirada, (após 3 anos ou no momento em que a paciente desejar) é feita também em consultório médico , sob anestesia local.

O efeito inibitório da ovulação só se inicia um mês após colocação, e ele tende a fazer a menstruação desaparecer após 3 a 6 meses, dependendo da paciente. Durante este tempo pode haver menstruação irregular, mas o efeito anticoncepcional neste período já é totalmente eficaz.

É o anticoncepcional indicado para as pacientes cujo a TPM (tensão pré-menstrual) atrapalha suas vidas diárias. A suspensão da menstruação ocorre em 75% das mulheres após 2 a 6 meses de uso e isto não traz nenhum problema futuro para o aparelho reprodutor. Alguns efeitos colaterais como oleosidade de pele, acne e diminuição de libido têm sido relatados por uma minoria de pacientes.