Como comer em restaurantes

Para quem come em restaurante, algumas dicas para controlar a gordura ingerida:

Na Churrascaria

Dê preferência às carnes magras como filé mignon, alcatra, maminha ou às carnes brancas como frango e peixe. Para acompanhar, escolha guarnições como arroz branco, mandioca ou batata cozida e saladas, muitas saladas. Para o couvert, escolha talos de salsão e erva-doce, cenoura e pepino em palitos. Na sobremesa, picolé ou salada de fruta, sem chantily.

Na Pizzaria

Satisfaça-se com 2 pedaços de pizza que tenham como cobertura escarola, aljo, brócolis, agrião, mussarela de búfala, queijo branco ou ricota.

No Restaurante Árabe

Ceda à tentação do michui de frango ou carne, esfiha, quibe assado (cuidado com o recheio, geralmente contém muita manteiga) e um pouco de coalhada seca. Cuidado com os pratos que levam tahine (pasta feita de gergelim) como homus e babaganuche.

Self-Service

Comece pelas saladas cruas e de folhas. Tempere com uma colher de (chá) de azeite, limão e ervas e fique longe de molhos cremosos e complementos como queijo parmesão ralado, pedaços de pão torrados ou batata palha. Escolha uma carne grelhada ou assada sem molhos. Guarneça com legumes refogados e com uma das opções:

  • - arroz, batata cozida, mandioca cozida, milho verde, purês, farofa ou macarrão ao sugo.
  • - feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja.

Italiano

Dispense os antepastos. Escolha massas sem recheio como espaguete, talharim, rigatoni, fusili, penne, e peça um molho de tomate simples) ou um molho à primavera (à base de vegetais).

Chinês

CUIDADO! Quase todas as preparações são muito gordurosas. Opte por yakissoba de legumes, arroz chinês, carne desfiada com broto de bambu ou outros vegetais (brócolis).

Português

Peça sua preparação sem azeite

Experimente bacalhau na brasa, pargo assado, batatas aos murros, acorda e caldo verde.

Em outras situações

Aniversários/casamentos/coquetéis

Não saia de casa com fome para não “atacar” as bandejas. Resista aos queijos amarelos e aos frios à base de carne de porco. Procure por queijos como ricota, queijo e mussarela de búfala, assim como frios à base de frango e peru.

Se houver salgadinhos, opte pelos assados, como esfiha e pão de batata. Desligue-se as frituras e empanadas que, apesar de assadas. Levam muita manteiga na massa.

Praia

As opções mais saudáveis são os picolés de frutas, milho verde, água de coco e alguns sucos. Além de água, muita água.

Cinema

A vontade irresistível de “beliscar” algo pode ser resolvida com uma barra de cereais light, balas ou chicletes diet.

Empresa

Programe um lanche para o meio da tarde com iogurte de frutas dietético, bolachas de água e sal, frutas ou barra de cereais light.

Lanche

Peça seu lanche sem maionese e com molhos à parte que você possa dosar a quantidade.

Dê preferência ao pão sírio, pão francês e pão de hot-dog. Escolha entre estes ingredientes para o preparo do seu lanche\; queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, blanquet de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, peito defumado de peru ou frango, hambúrguer assado, alface e tomate. Escolha sucos em vez de refrigerantes.

Nutricionista Beatriz Frangipani da Clínica Médica Lapin