A gordura proveniente de alimentação é a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no corpo. De todas as fontes de energia (carboidratos, gorduras e proteínas), a gordura é a primeira a ser armazenada e a última a ser queimada, além de ser o nutriente que fornece o maior número de calorias por grama (1g de gordura = 9 calorias; 1g de proteína ou carboidrato = 4 calorias).

O consumo de dietas ricas em gorduras está associado a maior incidência de obesidade, doenças do coração, pressão alta, diabetes e alguns tipos de câncer, enquanto que a redução no consumo de gorduras resulta em perda de peso, melhorando a obesidade e os problemas a ela relacionados.

Tabela de trocas alimentares:

Troque estes

Por Estes
Manteiga Margarina Light
Salame, presunto, mortadela Frios à base de peru ou frango
Pães e biscoitos comuns Pães e biscoitos de farinha integral
Bolos e tortas recheadas Bolos simples
Chantilly Iogurte
Doces com creme, chocolate ou chantilly Frutas em calda
Molhos com creme de leite ou maionese Molhos com iogurte desnatado
Alimentos refogados Alimentos cozidos
Frituras Assados e grelhados
Salsicha comum Salsicha de frango ou peru
Molhos brancos Molhos ao sugo
Gratinados com queijo ralado Gratinados com farinha de rosca
Sopas cremosas Sopas com legumes batidos
Carne vermelha Frango ou peixe
Sorvetes cremosos Picolés de frutas

VEJA ALGUMAS DICAS PARA CONTROLAR A GORDURA INGERIDA, PARA QUEM COME EM RESTAURANTES E RECEITAS PARA AJUDAR NA SUA DIÉTA.

O site www.xenicare.com.br traz novidades light todos os meses