Depilação definitiva ou epilação permanente, é aquela em que os folículos pilosos são tratados com feixes de luz. Os disparos de luz liberam uma energia que destrói os pigmentos e as células germinativas do pêlo, fazendo com que ele não cresça mais.
As regiões mais freqüentemente tratadas são as axilas, virilhas (linha do biquíni), pernas, tórax, barba e buço.
Indivíduos na adolescência ou adultos, de ambos os sexos e independente da cor da pele. Apenas os pêlos brancos não têm um resultado satisfatório com o tratamento com laser.
Não existe preparo para a realização da depilação com laser, mas há uma recomendação que o paciente não esteja bronzeado.
É contra-indicado realizar a epilação com laser em gestantes,indivíduos que se expuseram intensamente ao sol recentemente (bronzeados) ou com fotosensibilidade, com ferimentos, infecções ou doenças da pele em atividade.
Os aparelhos mais modernos de depilação causam um desconforto muito menor para o paciente. O estímulo doloroso, apesar de pequeno, é percebido em algumas áreas mais sensíveis e com muitos pêlos como uma sensação de aquecimento, mas é bem suportado.
O número de sessões para eliminar os pêlos com taxa de sucesso de 80% varia entre 4 e 7 sessões, podendo ser necessário realizar algumas sessões complementares devido às diferentes fases dos pêlos (crescimento, repouso e queda).