Spazio Helena

Manchas de Pele

O que são manchas de pele?

A pele pode apresentar alterações pigmentares como escurecimento (hipercromia), coloração mais clara (hipocromia) ou lesões vasculares (vasos na pele). As manchas escuras são alterações na coloração da pele causadas por deposição de melanina , causando lesões pigmentares superficiais, médias ou profundas na pele. As causas das manchas são a exposição solar e fatores individuais como a produção de melanina, origem racial (etnia) e fatores hormonais (gravidez e uso de hormônios, que causam o chamado melasma ou cloasma).

Quais os tratamentos para as manchas de pele?

As manchas de pele requerem cuidados como a fotoproteção e persistência no tratamento, que pode ser demorado e ter resultados limitados. O filtro solar com proteção UVA e UVB é a primeira medida terapêutica. Os cremes clareadores utilizam substâncias que inibem a produção de melanina, têm ação exfoliante leve e antiinflamatória ( hidroquinona, melawhite, ácido kójico, ácido fítico, ácido azelaico, ácido retinóico, corticóides tópicos e outros). Laser e luz intensa pulsada são recursos modernos que aumentam as possibilidades de sucesso no tratamento das lesões pigmentares.

Como o laser trata as manchas de pele?

O laser é uma opção terapêutica muito eficiente contra manchas escuras. Alguns tipos de laser tem a capacidade de atravessar a superfície da pele e destruir apenas o pigmento escuro que causa a mancha. Após apenas 1 sessão, nota-se que a mancha tratada com laser fica mais escura (por causa do pigmento profundo destruído) e após 20-25 dias ela estará mais clara que antes. Para a retirada total da mancha, costumam ser necessárias 3 sessões ou mais. O laser não deve ser usado isoladamente para o tratamento das manchas de pele. O protetor solar e cremes clareadores são opções que devem completar o tratamento.

Qual a indicação para cada tratamento?

O tratamento deve ser realizado com acompanhamento médico e personalizado para cada paciente, levando-se em conta as características da mancha, a etnia e a resposta individual.