Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

(Botox®, Dysport®)

Qual a indicação do uso da toxina botulínica?

A toxina botulínica tem a função de paralisar a musculatura onde foi injetada. Este efeito tem grande valia no tratamento das rugas faciais, que são causadas em boa parte pela contração constante dos músculos da expressão facial. Com a paralisia precisa e seletiva dessa musculatura, a pele sobre ela fica menos “ativa” e, portanto, com menos rugosidades.

A toxina botulínica, bem utilizada, tem resultados drásticos em rugas de vários locais do rosto e pescoço, sobretudo ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), da testa e do nariz. Além do tratamento das rugas, também é possível alterar o equilíbrio do tônus muscular de algumas estruturas para se conseguir um resultado estético mais interessante. Usando esse princípio, é possível a elevação da sobrancelha ou da ponta nasal apenas com a paralisia das respectivas musculaturas depressoras! Outras utilidades da toxina envolvem o tratamento de rugas do pescoço, de sorriso gengival e até mesmo de hiperhidrose (sudorese excessiva), com bons resultados.

Como é feita esta aplicação?

A aplicação de toxina botulínica é feita no consultório, não necessita de jejum ou preparo especial . São feitas marcações nas áreas a serem tratadas e a aplicação é feita com agulhas finíssimas. O paciente é liberado após o procedimento.

Quais as contra-indicações para aplicação da toxina botulínica?

Se o paciente apresentar infecções na pele no local da aplicação, história de alergia à toxina botulínica e albumina humana , gravidez, amamentação e em uso de antibióticos (aminoglicosídeos e espectinomicina), a administração desta medicação deve ser evitada. Drogas como penicilamina, quinina e bloqueadores de canal de cálcio também potencializam os efeitos da toxina botulínica.

A aplicação é dolorosa?

A aplicação de toxina botulínica é pouco dolorosa, pois são utilizadas agulhas finíssimas.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

O efeito dura em torno de 6 a 8 meses, após este período a musculatura começa a recuperar os movimentos. Este é o tempo médio estimado, porém alguns pacientes podem ter um resultado mais ou menos duradouro a depender do metabolismo individual.

Quais os cuidados após a aplicação?

Nas 4 horas imediatamente após a aplicação o paciente deve evitar deitar-se, fazer exercícios físicos e tocar ou massagear os locais da aplicação.

Em quanto tempo é possível ver o resultado?

O tempo necessário para se observar a atuação da toxina botulínica é aproximadamente uma semana após a aplicação.

Após quanto tempo é possível fazer uma nova aplicação?

Geralmente após 6 meses, quando o efeito da toxina botulínica começa a desaparecer e a musculatura recupera a movimentação.